Embaixadores

domingo, 7 de julho de 2013

Novo Sistema de Educação

Hoje li um artigo, que se for verdade o que está escrito, não sei até que ponto a medida irá dar frutos.

Se não, vejamos...


Tudo bem que há alunos que merecem ser castigados, por faltarem de forma reiterada às aulas. Mas então, e aqueles que vão às aulas só para arranjar confusão?? Esta medida não deveria abranger esse tipo de alunos também?
Os Srs. (Des)Governantes deste país esquecem-se que muitos jovens comportam-se de forma menos correcta (digamos assim), não por serem delinquentes, mas sim para chamar a atenção dos pais. (Não quero com isto desculpar os delinquentes. Nada disso! Acho que esses merecem ser severamente punidos.)
Há muitos jovens que vão à escola por imposição dos pais ou porque estes são negligentes na sua educação e depositam-na a encargo dos Professores. Nestes casos, é, também, necessário explicar aos papás e mamãs a diferença entre educação e formação. Educação, que a meu ver engloba civismo, é dada em casa, na escola recebe-se Formação Académica!!

Voltando ao principal assunto...

Concordo que se arranje um modo de sancionar os alunos pelas faltas dadas, mas este modo? Não sei se será o mais correcto.
1º - Se com isto querem disciplinar e motivar os alunos a ir às aulas, não acham que irão fazer o oposto? Com que estes percam ainda mais o interesse na escola?
2º - A realização destes "trabalhos" iria ser feita em que horário? Em horário escolar (obrigando os alunos a faltar às aulas) ou em horário pós-escolar?

3º - Com este "sistema", não se estará a fazer uma distinção de alunos? Colocando os mais problemáticos, que por vezes, são desfavorecidos e com carências familiares e económicas, de parte?

Deixo-vos o link do artigo:
http://ainanas.com/must-see/trabalhos-forcados-para-alunos-que-faltam/
O artigo não é claro em muitos aspectos, mas peço-vos a vossa opinião sobre o assunto.